Nossos Processos
“…essas condições únicas de solo e clima criaram um produto 100% brasileiro e extremamente raro. Mas, acima de tudo, isso nunca foi o foco principal. E permanece da mesma forma. Porque não se trata apenas de produzir um item típico brasileiro; trata-se de criar o produto 100% brasileiro da Gran Nero.”
Os suínos
O presunto cru Gran Nero é produzido a partir do cruzamento de raças suínas que possibilitam, ao mesmo tempo, um pernil com maior gordura externa e gordura entremeada, chamada de marmoreio. Uma das raças que faz parte desse cruzamento é a do porco preto chamado Moura, raça nobre que serviu de inspiração para o desenvolvimento da marca. Outra particularidade do Gran Nero é a utilização exclusiva de pernis traseiros das fêmeas suínas. Com sabor mais delicado em comparação ao pernil dos machos, a carne das fêmeas é fundamental para garantir a suavidade característica do presunto Gran Nero.
A alimentação
Outro fator decisivo para a qualidade do produto final é a dieta dos suínos, resultado de anos de pesquisa para que se chegasse à combinação perfeita. Um parceiro da Gran Nero, que realiza o cruzamento, a criação e o abate dos animais, também é o responsável por cumprir rigorosamente os critérios de alimentação. Os suínos são alimentados com cereais ricos em gordura saudável, como sementes de girassol, linhaça, granola e gergelim. A dieta ajuda a desenvolver a gordura externa e o marmoreio do pernil, regulando a quantidade de sal e tornando o presunto cru Gran Nero, ao final de todo o processo, mais equilibrado e adocicado do que outros produtos similares.
A maturação
Os pernis já chegam selecionados à empresa, são classificados e encaminhados para as câmeras de refrigeração e de cura. Baseado no método espanhol, o presunto passa por um lento processo de maturação mínima de 12 meses. O pernil é salgado e, gradativamente, vai perdendo umidade e elevando a sua temperatura, enquanto o sal grosso penetra na carne. Após um ano nesse rígido controle, o presunto baixa de uma umidade inicial de 95% para 60%, enquanto a temperatura salta de 0ºC para 20ºC. Nesse ponto, o presunto cru Gran Nero está finalmente pronto para ser comercializado, com a qualidade garantida por uma técnica milenar de maturação.